domingo, 16 de setembro de 2012

Ex-jogador, Rafael Cardoso 'finge' jogar mal para interpretar playboy do início do século

| | Bla bla bla






Na trama, Albertinho é manipulado pela mãe, a ex-baronesa Constância (Foto: Lado a Lado / TV Globo)

Em Lado a Lado, o ator Rafael Cardoso interpreta um jovem rico, bem-nascido e inconsequente. Como sempre teve tudo de mão beijada, Albertinho só quer saber de boa-vida e de fazer arruaça com os amigos. "Quando fui convidado, fiquei pensando, será que ele é um vilão? Mas depois percebi que todo mundo tem alguma parte do caráter que tem uma fragilidade, até a pessoa saber quem realmente é. O Albertinho está num momento de transição na vida. Está num lugar de conflito com ele mesmo", descreve Rafael.

Enquanto não descobre o que quer fazer da vida, Albertinho passa os dias percorrendo os bares da cidade e jogando com os amigos. Por isso, acaba acompanhando o início do futebol no Brasil.

Albertinho não se importa com as regras do jogo (Foto: Lado a Lado / TV Globo)

Apaixonado pelo esporte e torcedor do Grêmio, Rafael Cardoso, que já foi jogador das categorias de base, está se divertindo ao interpretar alguém que está tendo o primeiro contato com a bola. "Na novela, eu não posso jogar bem, porque ninguém sabia jogar naquela época. Mas meu personagem não quer saber das regras e já vai chamando o time para o campo sem saber direito como é. Talvez por isso ele acabe se destacando", conta o ator.

Para construir o personagem de época, o ator conta que procurou analisar o comportamento dos homens daquele período histórico. "Fizemos dois workshops e, depois, fiquei imaginando como Albertinho teria chegado a esse ponto, a partir da ética, da moral... Ele é o espelho da sociedade da época", defende o ator. Outra fonte de inspiração foi o avô materno, que contava histórias de sua juventude em Santa Maria, no Rio Grande do Sul.

"Sempre conversei bastante com os mais velhos. Meu avô tocava gaita de manhã cedo e eu ia bater colher ao lado dele acompanhando a música. Ele contava que ele e os amigos iam ver as meninas no trem e, quando aparecia um pedacinho do tornozelo, era uma coisa louca! No interior as pessoas são mais tradicionais. Daí fui tirando minhas conclusões", brinca Rafael.

A relação familiar de Albertinho é marcada por uma veneração pela mãe, Constância, personagem de Patrícia Pillar. Rafael conta que esta é a primeira vez que trabalha com a atriz e está adorando. "Ela é muito generosa e é isso que a gente espera quando trabalha com alguém, poder dividir, compartilhar. Discutimos essa relação do Albertinho e da Constância e pensamos a mesma coisa! Nós achamos que é uma relação edipiana de amor e manipulação. É quase uma patologia. Mas também é uma relação profunda, que tem muito nas entrelinhas para ser trabalhado", diz.

Albertinho fica impressionado com Isabel (Foto: Lado a Lado / TV Globo)

O bon vivant só perde o rumo quando vê Isabel (Camila Pitanga), no dia do casamento da irmã, Laura (Marjorie Estiano). A moça de origem humilde, abandonada no altar, parece uma presa fácil para o conquistador, mas ele acaba balançado por sua personalidade forte.

"Eu acho que nunca uma mulher mexeu tanto com ele como a Isabel. Ele mente para si próprio por orgulho, preconceito e medo de perder o conforto em que vive. Só que o amor nunca fica de lado. Ele pode tentar mascarar, mas ele fica latente", revela o ator.


0 comentários: